Institucional


A Faculdade de São Marcos (FACSM) é uma unidade de ensino superior, com sede no município de São Marcos, oferece os cursos de graduação em Bacharelado em Administração, Bacharelado em Ciências Contábeis e Licenciatura em Letras/Português – Literaturas da Língua Portuguesa, além de cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. A instituição é recredenciada para o ensino presencial pelo Ministério da Educação (MEC), Portaria 864 de 21/10/2020 e credenciada para o ensino à distância Portaria 1013 de 05/07/2023.

A FACSM foi fundada em 17 de maio de 2013. O propósito da Instituição é auxiliar no processo de desenvolvimento e transformação da comunidade na qual está inserida e procura firmar-se e afirmar através da educação, buscando substancial produção de conhecimentos. Pois, somente o conhecimento, reflexão e crítica possibilitam a integração das dimensões individual e coletiva, gerando competência e criatividade e, portanto, desenvolvimento humano.

O projeto de criação da instituição nasceu com o intuito de proporcionar à comunidade são-marquense e regional a busca e aperfeiçoamento do conhecimento. A Faculdade de São Marcos marca uma nova era no processo educacional do município de São Marcos e região.

Os professores da FACSM estão aptos a tornar estudantes em excelentes profissionais, capazes de atuar de maneira estratégica e criativa. Sua infraestrutura é adequada para receber os alunos, nos três cursos de graduação e nos de pós-graduação existentes. Com salas amplas, material didático disponível na Biblioteca da instituição, além de laboratórios de informática com equipamentos modernos.

Missão

Propiciar educação superior de qualidade por meio da construção crítica e criativa do conhecimento – fundamentada na pluralidade de ideias, no respeito às diferenças étnicas, sociais e de gênero – propiciando a inserção na vida da comunidade e na cidadania plena, atendendo e superando as expectativas do mercado de trabalho.

Ser referência em educação á distância, atuando de forma inovadora e sustentável, interagindo com a sociedade por meio de suas peculiaridades de comprometimento com a democracia, a cidadania e a justiça social.

Visão

valores

Corresponde a paradigmas de desempenho e de competência associados ao exercício das funções acadêmicas, com destinação social. Aplicada tanto ao processo de criação intelectual quanto à prática da gestão dos meios. Os parâmetros da excelência apontam para dois processos convergentes: a inovação e antecipação, modeladas por fatores dinâmicos de adaptação às mudanças que surgirão inevitavelmente.

Processo dinâmico através do qual se consolidam padrões diferenciais competitivos, resultantes de uma ação intencional e sistemática.

Corresponde a uma efetiva presença em sua extensa área de influência; através de um conjunto de ações permanentes e sistematizadas, através das quais a instituição aprofunda seus laços com a comunidade.

A instituição elegeu a criatividade e o empreendedorismo como elementos propulsores de todas as suas ações, já que são deles que poderão emergir novas propostas para fomentar a melhoria da qualidade de vida. No âmbito interno, os Projetos Pedagógicos dos cursos pretenderão incentivar a criatividade dos alunos para que se tornem empreendedores utilizando novas formas de pensar, se comportar, atuar e gerar riquezas.

Através de uma ação transformadora, exercida pelo conhecimento e pela sua transmissão e aplicação, produzindo efeitos significativos sobre a sociedade e, em particular, sobre as comunidades situadas em sua área geográfica e social de influência, fortalecendo os esforços de mobilização coletiva com vistas ao desenvolvimento econômico, social e político.

Princípios Filosóficos e Técnico-Metodológicos Gerais

FACSM concebe a Educação como um processo voltado à formação social, científica e acadêmica nas diversas áreas do saber humano, integração que se estabelece pelo tripé “ensino, iniciação científica e extensão”.

Nesse contexto, a FACSM se propõe a ir ao encontro de um elevado padrão de qualidade educacional, desenvolvendo alternativas que gerem uma sólida capacitação humanística, técnica e profissional, permitindo aos seus alunos a inclusão no mercado de trabalho altamente competitivo.

O compromisso vai além, eles devem ser capazes de intervir, com competência humanística, técnica e profissional, nas atuais demandas de trabalho.

Na área acadêmica, a FACSM destaca suas políticas para cada modalidade de ensino buscando a qualificação, dinamização, diversificação e ampliação de oportunidades que resultem na melhoria da qualidade acadêmica e de sua contribuição ao desenvolvimento humanístico, tecnológico e social nas regiões de sua abrangência bem como em caráter nacional.

Para alcançar um ensino qualificado, promove:

  1. a indissociabilidade das dimensões do ensino, iniciação científica e extensão, sendo assegurado pelo projeto pedagógico de cada curso, promovendo a flexibilização dos currículos, interdisciplinaridade e avaliação/aprimoramento constantes;

II.a constante atualização dos projetos pedagógicos dos cursos (graduação e pós-graduação Lato Sensu), envolvendo a reformulação curricular, a atualização das competências a serem alcançadas e o perfil dos alunos egressos;

III. garante, nos múltiplos espaços em que se desenvolvem as atividades acadêmicas, da convivência com a pluralidade das áreas de saber e de formação, com as diferenças sociais, intelectuais, culturais e étnico-raciais, com questões e temas relativos à cidadania, ética e cultura e com as diversas formas de concretizar o processo de produção, transmissão e socialização do conhecimento;

  1. reconhecimento da atividade de estágio, para os cursos que tem previsão, como dimensão indissociável do processo de formação do estudante, assegurada pela supervisão acadêmica e profissional, pela articulação do estágio através do intercâmbio entre ensino e mercado de trabalho, fortalecendo a articulação entre a teoria e a prática;
  2. avaliação institucional interna, avaliará as habilidades e competências solicitadas, os princípios definidos para a Educação quanto a seus currículos com objetivo de atender as necessidades oriundas do mercado de trabalho, ou seja, as competências traduzidas na aplicação, na gestão de processos de produção de bens e serviços, e no desenvolvimento de uma atitude voltada para ao desenvolvimento de novas práticas de trabalho nas organizações.
  3. promover a conscientização dos estudantes sobre a importância da formação continuada em um contexto de profundas e rápidas mudanças, cuja expansão, atualização e especialização são contínuas.

VII. garantia da qualidade na graduação, por meio da oferta de condições adequadas, que permitam a atualização constante e aprimoramento técnico-pedagógico.

VIII. estabelecer critérios de sustentabilidade para novos cursos, que deverão ser acompanhados de estudos de avaliação das demandas e necessidades da sociedade, com metas claras de desempenho de curto, médio e longo prazo, promovendo discussão sobre o futuro da Faculdade com os docentes das várias áreas, para estabelecimento de planos de crescimento e qualificação;

  1. políticas de manutenção e de sustentabilidade dos cursos existentes a partir de uma política de desenvolvimento de iniciação científica, como dimensão articulada ao ensino, fortalecendo a Iniciação Científica e demais atividades de investigação dos cursos, como, trabalhos de conclusão de curso, monografias e projetos.

Os cursos de pós-graduação serão constituídos por um ciclo de atividades regulares que visarão aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação e desenvolver a capacidade criadora, conduzindo a uma pós-graduação lato sensu, com cursos de especialização ou aperfeiçoamento, regulamentados por Resoluções Específicas.

Os esforços para a construção de uma proposta educacional ressaltam a necessidade da adoção de um paradigma de educação que crie condições de ensino-aprendizagem visando à formação integral do acadêmico. Esta proposta baseia-se nos quatro pilares da educação contemporânea definidos pela UNESCO (1999) como referenciais orientadores a formação no contexto do século XXI: “aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a viver juntos”.

Para concretizarem-se no processo educativo os referenciais propostos, torna-se necessário entender que o processo de ensino e aprendizagem deve caminhar ao lado de uma metodologia que estimule a capacidade de questionar e, através do questionamento competente, de intervir na realidade. Entender que aprender é estar envolvido na interpretação e produção de dados culturais, sociais e econômicos da sociedade, e, partir da realidade, poder problematizar o conhecimento, envolvendo professores, tutores e o aluno na tarefa de investigação que tem origem ou se destina à prática social e profissional.

Isso significa dizer que a metodologia da dialética é um caminho capaz de desenvolver as habilidades e competências necessárias à solução dos problemas advindos da constante mudança da sociedade. Tal metodologia deve levar a uma formação em que o aluno é sujeito ativo do processo de aprendizagem/ensino. Essa é uma exigência que supõe novos papéis aos docentes e educandos e uma forte relevância ao nosso contexto social como vemos:

Uma metodologia na perspectiva dialética entende o homem como um ser ativo e de relações. Assim, entende que o conhecimento não é “transferido” ou “depositado” pelo outro (conforme a concepção tradicional), nem é “inventado” pelo sujeito ( conhecimento é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo. Isto significa que o conteúdo que o professor apresenta precisa ser trabalhado, refletido, reelaborado, pelo aluno, para se constituir em conhecimento dele. Caso contrário, o educando não aprende, podendo quando muito, apresentar um comportamento condicionado, baseado na memória superficial (INEP, 2008).

Em síntese, a FACSM dará prioridade ao aperfeiçoamento constante e profundo de sua atividade acadêmica, buscando não só consolidar como ainda melhorar com substância seus processos e resultados educacionais e de produção acadêmica.

Corpo Docente:

Conheça nossa equipe administrativa!

Prof. Alexandre Conceição Mendonça Ribeiro – Diretor Geral
André Mendonça Ribeiro – Diretor Geral
Ronan Mendonça Ribeiro Neto – Diretor Geral
Profª Maria José Pirete – Diretora Acadêmica
Chaiane Suliani Erves – Secretária Acadêmica
Prof. Uiliam Hahn Biegelmeyer – Coordenador do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos – EAD

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?